Unir uma robusta rede social com um jogo de corrida. Essa é a premissa de "Driveclub", primeiro jogo de automobilismo anunciado para o PlayStation 4.
Produtora do jogo, a Evolution Studios, afirma que, apesar do título ser, no perdão do trocadilho, o carro-chefe do PS4, a ideia nasceu há mais de nove anos, quando o diretor do jogo, Matt Southern, acabava de ser contratado. Contudo, a ideia não vingou pela falta de recursos técnicos.
"Quando entrei lá, o primeiro conceito que trabalhei era um jogo de corrida em que tudo na pista era baseado em amizades. Combinamos os melhores carros, nas pistas mais deslumbrantes do mundo e com uma mecânica totalmente focada em corrida entre times", disse Southern em entrevista ao blog oficial do PlayStation.
"Quando soubemos que o PlayStation 4 estava chegando, percebemos que era o momento certo para o sonho 'Driveclub' se tornar uma realidade. Estava na hora de combinar nossos 15 anos de experiência em jogos de corrida para semear uma ideia que estava pronta para ser realizada".
:Corrida em primeira pessoa:
De acordo com o Evolution Studios, os fãs de automobilismo podem ficar tranquilos: além do visual sem precedentes em games do gênero para consoles, "Driveclub" terá uma quantidade farta de grandes marcas e superesportivos.
Até o momento, já estão confirmadas marcas como Mercedes, McLaren, Bentley, RUF, BMW, Pagani e Koenigsegg.
Sobre as corridas, "Driveclub" prevê diferentes desafios, como disputas pela melhor colocação entre duplas e times com múltiplos pilotos e 'Time Trial' (contra o relógio).
Além de vencer a prova, os times podem ganhar premiações secundárias, como "desafio fotográfico". O que mais chama a atenção, porém, é o conceito da mecânica, que permitirá ao jogador abrir a porta, abrir o capô, sair do carro e até olhar o porta malas.
"Nos unimos com as melhores companhias de carros do mundo, trabalhando com eles para criar os mais detalhados e autênticos interiores e exteriores de carros possível. Não se trata de uma visão do painel, é uma corrida em primeira pessoa", concluiu.
:News:
De acordo com novas informações, Drive Club é realmente o título que vai chegar para mostrar do que o PlayStation 4 é capaz. De acordo com a desenvolvedora Evolutions, todos os aspectos principais do game - desde o conjunto gráfico, até as possibilidades de controle e integração social - foram feitas tendo em mente as capacidades do aparelho e o que ele é capaz de fazer.
imagem
De acordo com Scott Kirkland, diretor técnico do game, o envolvimento da desenvolvedora com o PlayStation 4 começou em 2008, antes mesmo do DualShock 4 se tornar o centro das atenções, algo que aconteceu apenas em 2010. O novo controle proporcionou precisão extrema no controle, ao nível dos melhores volantes, devido aos gatilhos e analógicos reformulados.
imagem
O aspecto gráfico também faz grande uso do hardware. Utilizando poucos recursos da plataforma, foi possível atingir um alto nível de realismo de partículas, bem como texturas de alta qualidade para os carros e efeitos de iluminação realistas. A sensação que a Evolutions quer passar é de direção real.
imagem
Isso, porém, não significa que o game é essencialmente um simulador. A pegada aqui é semelhante à de GRID 2: não necessariamente real, mas também não abraçando completamente o arcade. O foco, porém, é diferente. A ideia aqui é cooperar com as pessoas para construir um time e obter vitórias, e não necessariamente na competição entre pilotos individuais.
imagem
E, por fim, o sonho maior: deixar para trás a série Forza Motorsport. "Se não formos os primeiros, não estaremos satisfeitos", afirmou Kirkland. Saberemos isso no final do ano, quando Drive Club chega como um dos exclusivos de lançamento do PlayStation 4.
Sobre o adiamento para 2014:
Pouco tempo atrás foi anunciado o atraso do jogo, antes previsto para o lançamento do Playstation 4. No Facebook do título de corrida exclusivo para Playstation 4, uma atualização foi divulgada revelando a situação atual: "Neste momento, o jogo corre a 1080p/30fps, que pelo seu valor nominal realmente desafia como o jogo é fluído e impressionante em rápida visão. Estaremos gravando outro vídeo de produção para vocês futuramente, para mostrar-lhe uma atualização sobre os gráficos de 1080p em circulação e de corrida, porque o autêntico e dinâmico sistema de iluminação já percorreu um longo caminho desde que o vi pela última vez."
Quando se trata de expandir a data de lançamento de DriveClub para além do "início de 2014", eles disseram: "Há muitas coisas que precisam de ser confirmadas antes que possamos ser mais específicos."
Além dessa declaração, um comentarista perguntou se o atraso de Watch Dogs foi um dos motivos: "Não, o tempo desse adiamento é baseado na Evolution Studios e SCE Worldwide, onde chegamos á decisão sobre o melhor curso de ação para garantir que nós lhe fornecesse um jogo de corrida emocionante."